1 de outubro de 2007

Ser como Lázaro? Jamais!

Meu gerente me disse sobre uma missa que ele assistiu e me falou sobre a passagem de Lázaro. Não o que foi ressucitado por Cristo (que ainda acho que Cristo não foi o cara de todos os poderes, mas foi um instrumento de Deus para falar ao povo "acordem, seus bocós, Ele existe"), mas um outro que vivia na porta de um rico e comia migalhar que ele deixava. O cara se sustentou de migalhas, migalhar e migalhar... morreu e não pode voltar. Meu gerente falou que o padre associou sem citar nada o nosso governo com o povo, que anda comendo migalhar. Bertold Brecht dizia isso que não devemos comer na mesa dos poderosos e acredito que Bertold Brecht, revolucionário, leu a bíblia.
Agora me pergunto: quem foi o idiota que botou na cabeça que a bíblia é um livro sem respostas? Na verdade, a bíblia é o livro de inúmeras verdades que precisa ter um pouco de raciocínio lógico para interpretá-las. Não é tão fácil, mas não é impossível. A bíblia e a poesia são os livros que o povo tem mais "preguiça" em ler. Por quê? Porque para entendê-los, é preciso raciocinar e o povo não mexe seu raciocínio a muito tempo. Por isso que muitos não curtem matemática, como eu.
Por isso que o povo não gosta de estudar... é cômodo comer migalhas da mesa dos poderosos.
Depois quando diz isso, o povo fica puto. Mas não foi eu quem disse. É bíblico!
Antes de se dizer "ateu" e "não acredito em Deus" é preciso conhecer e entender a bíblia para ter suas próprias conclusões e isso quem é mestre é o Nietzsche. Ele não foi o "ateu", mas ele criticava o crsitianismo que entortou o que Cristo ou Deus ou Moisés e até o Diabo quis dizer. Não ao Senhor Supremo.
O Marcos sempre fala que Deus é um ser que criou tudo e SÓ, joga a gente no mundo para uma forma de teste. Ele fala que os olhos de Deus é um grande Big Brother e, sinceramente, até concordo com ele. Deus usou parábolas, passagens bíblicas e histórias para que o povo use de exemplo aplicar ou não em sua vida. Como o livro O Pequeno Príncipe, por exemplo. E Deus fica vigiando nossas atitudes, nossos atos, nossos pensamentos e aí Ele vai ver se aprova ou não a nossa passagem para ficar com Ele. Diabo? É apenas uma desculpa que o homem criou para não se culpar de seus atos e, claro, o que seriam dos heróis sem os vilões? Diabo é apenas um inimigo supremo para que Deus seja "O Senhor de Tudo e de Todos".
Se antes me perguntarem se acredito em Deus, acredito sim mas do meu modo, sem tantas fantasias que o cristianismo criou. Meu Deus é um cara super simples e justo.

Um comentário:

Tula disse...

"quem foi o idiota que botou na cabeça que a bíblia é um livro sem respostas?"
Nem vou falar quem...

se eu colocasse tapoé, iam pensar que estava falando de alguma cumbuca indígena....rsrsrsrs...

Café é uma delícia...Hummmmm....rsrsrss...

Bjsssssss.....