26 de outubro de 2007

O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias...


... é mais um novo marco do cinema nacional. O filme retrata-se no ano de 1970, onde um menino mineiro foi levado pelos pais até o bairro do Bom Retiro, em São Paulo, para viver com o avô judeu, pois seus pais "saíram de férias", porém, ao chegar na casa do avô, ele tem uma surpresa nada agradável.

O filme mostra o lado da comunidade judia, a ditadura militar como pano de fundo, o amor pelo futebol e o tri campeonato mundial que o Brasil conquista na Copa do Mundo de 70.

É um filme muito parado (confesso que custou ver o filme todo), mas com tiradas engraçadas e suas doses de tristezas e solidão, mas com toque certo. Também mostra a solidariedade e do povo judeu que fugiu do nazismo para o Brasil em meados de 40 (acredito eu) que até hoje povoa o bairro do Bom Retiro de São Paulo e, além de tudo, seus costumes e suas crenças... um povo que fala bastante e exige respeito pela sua religião de forma rígida.

Para quem curte filmes traqüilos, calmos e sem ação nenhuma, para quem quer aprender um pouco da história da ditadura militar, eu recomendo esse filme, mas já vou avisando: haja saco para aassistir até o fim, embora valha a pena.
E acho linda a fotografia desse cartaz.

Nenhum comentário: