23 de outubro de 2007

Operação Valkíria


(Ctrl c + ctrl v do meu fotolog, com algumas correções)


Quando passa na TV uma chamada de um filme que vai passar apenas uma semana depois eu esqueço, mas esse foi diferente. Ontem, assisti um filme alemão no History Channel chamado Operação Valkiria. A história se passa na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, onde alguns militares planejam o assassinato do ditador Adolf Hitler para acabar com a guerra. O cabeça do grupo era o Coronel-Tenente Stauffenberg (tive que fazer um ctrl c + ctrl v com esse nome), que no começo do filme sofre um grave acidente na guerra. Até eu ficaria com raiva se acontecesse a mesma coisa comigo.O filme é fato verídico e encontrei até a foto no Google do Coronel-Tenente preto em branco, mas preferi colocar a foto do personagem principal do filme.
O filme também relata o fanatismo e o ódio que se passava naquele país. Os militares que planejavam assassinar Hitler não fizeram isso apenas pelo seu país, mas pelo mundo, já que em meados de 1945, o "führer" (assim chamavam Hitler) destruiu quase a Europa todinha.
O que curti nesse filme foi a visão do nazismo feito pelos próprios alemães, já que o ódio demonstrado no filme não é pelo semitismo, mas pelo próprio "führer".
Parece que toda segunda, a History Channel relata a Segunda Guerra Mundial. Sempre fui fascinada por história e principalmente sobre a Segunda Guerra Mundial.

Semana que vem vai passar A Queda: As Ultimas Horas de Hitler e não quero perder.


Uma pessoa que entende pra caralho sobre guerras é o guitarrista da minha banda, o Alessandro. Sabe desde a história até nome de armas e seus efeitos. Uma vez ele quase chorou quando viu um capacete alemão original da Segunda Guerra Mundial vendendo por 700 reais numa lojinha fuleira da 13 de Maio. Domingo passado, ele jogando Medal Of Honor no nosso micro (de lei um apreciador da história militar ser fã de jogos sobre a Segunda Grande Guerra) e conversando:

- Sandro, qual a sua visão sobre Hitler?

- Hitler para mim foi um excelente militar... estratégico... ele sabia fazer guerra.

- Mas o que fodeu ele foi o anti semitismo.

- Exatamente. Se não fosse isso, ele seria um dos maiores militares - e olhando para mim - Você sabia que ele lutou na Primeira Guerra?

- Não.

- Ele ficou ferido. Uns dizem que ele machucou a si mesmo para fugir da guerra.

- Então, se fosse assim, ele não era tão bom militar assim.

- É um boato... vai saber?

Também soube por ele que Getúlio Vargas também admirava o nazismo, mas ele só não entrou na guerra ao lado deles porque o navios brasileiros foram destruídos pelos alemães. Conversamos sobre Stalin, Mussolinni e o caralho a quatro.
O que eu queria entender um pouco mais sobre o fascismo porque uma das histórias que queria escrever meu personagem era da Itália fascista. Vou perguntar pro Sandro mais sobre isso...
Ah, e claro, indico Operação Valkiria para quem quiser fugir da mesmice hollywoodiana!

3 comentários:

Tula disse...

Muito dez as pérolas do Marcos!!!!
rsrsrsrs...
sobre o filme comentei no fotolog...

Bjssssssss....

Mayanne disse...

ih nem vi o filme...=/

mas ainda bem q vc contou por cima aki neh...hahah

Tula disse...

Saberem soou meio estranho meeeesmo!!!rsrsrs....
O ruim é que não dá pra escolher meo quando parar com a esse sentimento, não dá pra controlar...uma hora some eu sei...eu vou esperar....rsrsrsrs....

Bjsssss...